ESCOLAS DE SANTA CATARINA DA SERRA

Escolas pequenas, grandes Alunos...

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada PROJETOS

Projetos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Projetos em que a escola já participou

 

 

- Obs: Este projeto terminou em junho de 2010 -

O Departamento de Expressões candidatou-se ao Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, com o Projeto Europeu Comenius " Markus - Making Artists Revealing Knowledge Using Solidarity - Fazer Artistas Revelando Conhecimento Usando Solidariedade", sendo direccionado para todos os alunos do Ensino Especial, desde o 1º ao 9º ano.

É um Projecto Multilateral especialmente vocacionado para promover a qualidade dos sistemas nacionais de educação e formação por meio de transferência transnacional de inovação, com os seguintes países parceiros, Espanha - Cáceres, Polónia - Przemsyl, Portugal (2 Escolas - Agrupamento de Escolas e Jardins da Serra - Coordenadora do Projecto / Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos ) e Turquia - Mersin.

Deverá contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e promover elevados níveis de desempenho, bem como a inovação e uma dimensão europeia nos sistemas e práticas existentes neste domínio.

Contribuir para melhorar a qualidade das possibilidades de aprendizagem ao longo da vida existentes nos Estados-Membros, tornando-as mais atractivas e acessíveis

Reforçar o contributo da aprendizagem ao longo da vida para a coesão social e a cidadania activa.

Os Objectivos principais são: Desenvolver a personalidade de alunos com deficiência, de modo a permitir-lhes lidar com a mais recente informação, com as exigências da sociedade e da vida económica e social no futuro; Realizar aprendizagens, de uma forma atractiva e lúdica, sobre do património cultural de cada país envolvido no projecto.

PÚBLICO - ALVO:

  • Alunos com diferentes limitações/deficiências - motoras, cognitiva
  • Pessoal docente;
  • Elementos dos órgãos de gestão das escolas;
  • Pais e Encarregados de Educação;
  • Autoridades locais e parceiros.

OBJECTIVO DA PARCERIA:

O projecto incide nos seguintes domínios: tradições, costumes populares, artes e ofícios; idioma Inglês, TIC e gestão escolar.

O Markus terá o seu término durante a VI Bienal de Artes Plásticas, com a apresentação dos diversos trabalhos e imagens obtidas ao longo do biénio. Estarão presentes alunos e respectivos pais, professores, órgãos de gestão e outros oriundos dos países parceiros, assim como serão convidados os respectivos embaixadores, para inauguração da VI Bienal, a ter lugar em Julho de 2011.


Como tudo se processou? A Fundação Montepio seleccionou, numa primeira instância, as cinquenta melhores escolas do País. Essas, foram convidadas a apresentar Projectos. Destas cinquenta, após a leitura, análise e selecção dos projectos pelo júri nacional, apenas dez Escolas ficaram para visita pessoal dos elementos do Júri, entre as quais a nossa Escola, sabendo nós que o prémio só seria atribuído a quatro. O resto já sabem.


 

Set. 2012 | Junho 2014

Este projecto tem como objectivo promover a interacção científica e cultural entre os países parceiros por através de questões ambientais.

Vai ajudar a formar pontes entre diferentes países e as pessoas a tornarem-se bons amigos, dar-lhes uma oportunidade de se entenderem uns com os outros pela consciência que temos problemas semelhantes em diferentes países.

Vai aumentar a criatividade dos alunos e seu conhecimento geral o que irá ajudá-los no futuro.

Os alunos vão entender o seu papel na promoção da sustentabilidade e ambiente verde.

Também eles irão compreender e identificar as novas tendências em tecnologia e ciência como energia renovável, inovações de transporte e edifício verde.

Queremos sensibilizar para questões de desenvolvimento sustentável e ambiental ao longo de actividades relacionadas com as áreas curriculares de todos os parceiros europeus.

Desta forma a consciência ambiental podem tornar-se parte intrínseca da vida  da escola, alunos e funcionários e a Comunidade em geral.

Além dos aspectos do currículo, muitos outros temas interdisciplinares, como cidadania, educação para o desenvolvimento sustentável, educação para a saúde e justiça social e ambiental podem ser abordados através da participação neste projecto.

Este projecto também pode elevar o perfil das escolas da comunidade local.

Crianças com dificuldades de aprendizagem ou distúrbios de comportamento podem ser igualmente motivadas, envolvendo-os em tarefas relacionadas ao projecto.

Professores podem trocar de métodos de ensino e resolução de problemas e começar a usar novas ideias.

O projecto poderá dar a alunos e professores uma visão sobre o sistema educacional de outros países, conhecer novos métodos de ensino.

Este projecto é necessário para criar uma base comum entre pessoas de diferentes culturas para ajudar a proteger a Terra.

9 escolas de 9 países juntaram-se,  pois estão preocupadas, com o futuro da Terra e concordaram fazer o seu melhor para fazer uma mudança.

Vamos trabalhar todos em conjunto no projecto, que foca a educação e gestão ambiental.

O nosso objectivo é a sensibilização dos alunos para questões ambientais através de acções de estudo na sala de aula e realizar o intercâmbio com alunos de outros países europeus, os alunos aprendem sobre paisagens estrangeiras, problemas ambientais, mas também medidas de protecção ambiental.

O projecto vai envolver uma ampla gama de participantes, professores, funcionários, comunidade local, onde os alunos têm um papel central.

Um dos objectivos do projecto GEEP é incentivar o pensamento criativo dos alunos e professores.

O objectivo principal do projecto é que todos os participantes, alunos, professores e a  escola, sejam capazes de identificar os principais componentes do ambiente verde no presente e o futuro, assim como  também permitir aos alunos sentirem-se parte de uma ampla Comunidade Europeia para aumentar a sua motivação e capacidade de aprendizagem.

Eles vão aprender a serem receptivos aos diferentes povos e entender o seu  o envolvimento dentro de uma comunidade maior.

Vão aprender que cada decisão é importante e a influência de cada pessoa ao ambiente é vital.

O andamento do projecto será reflectido no site da ativo.

https://www.facebook.com/pages/Geep/469103413100902

Será realizado um calendário verde pelos parceiros. Cada parceiro será deverá concentrar-se sobre um tema ambiental específico e apresentar seus resultados para todos os parceiros, ao mesmo tempo reflectindo e comparando-a com a situação dos países parceiros. No último ano terá lugar uma exposição em Portugal.

Durante o projecto, teremos reuniões de trabalho em cada escola parceira de projecto ambiental e planos de aula a nível europeu.